Projeto de Ceplac é selecionado como case de sucesso na gestão sustentável

Abelhas fazem sucesso na Ceplac
Arquivo JBO/MaurícioMaron

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio de sua Coordenação Geral de Sustentabilidade Ambiental, selecionou um projeto da Ceplac entre os maiores destaques da Gestão Sustentável na Agricultura. O projeto “Abelhas, as aliadas da natureza” foi selecionado entre os 10 que mais se destacaram na avaliação do MAPA, por meio do edital “Gestão Sustentável na Agricultura – 3ª Edição: 2014/2015”.

O objetivo do edital é reunir e divulgar, no Brasil e no exterior, relatos de sucesso de gestão sustentável em atividades afins ao agronegócio brasileiro e também servir de orientação para os interessados em inserir a gestão sustentável em suas atividades. Concorreram diversas empresas públicas e privadas, produtores rurais, associações, sindicatos, cooperativas e universidades de todo o país, sendo que a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) enviou quatro projetos considerados case de sucesso, entre eles o projeto “Abelhas...”, que foi selecionado entre os 10 que mais se destacaram na avaliação do MAPA.

Os outros projetos selecionados foram: Programa Águas Brasil (Banco do Brasil), Projeto Mulheres do Campo (CAT), Programa Balde Cheio (EMBRAPA), Café em Agrofloresta (IDESAN), Agricultura Sustentável (ITAIPU BINACIONAL), Programa de Sustentabilidade (NUTRIBRAS), Unidade Multiplicadora de Tecnologia (OCT), Programa Rio Rural (SEAPEC), Produção Agroecológica Integrada (SEBRAE).

O pesquisador Ediney de Oliveira Magalhães, responsável técnico e administrativo do Setor de Apicultura da Ceplac e autor do projeto, esteve em Brasília para apresentá-lo à Coordenação Geral de Sustentabilidade Ambiental (CGSA) e a Assessoria de Gestão Estratégica (AGE) do Ministério da Agricultura juntamente com os demais cases selecionados.

Ele informou que o seu projeto  desenvolve ações de pesquisa, transferência de tecnologia, treinamento e prestação de serviços aos apicultores, o que se tornou um caso de sucesso por ser um projeto sustentável nas áreas social, econômica e ambiental e também por ter suas ações reaplicáveis em outros ambientes. “O mais importante é que a atividade apícola e meliponícola possuem um grande papel socioeconômico, ocupando a mão-de-obra do produtor familiar, diminuindo o êxodo rural dessas famílias e, ao mesmo tempo, preservando o ambiente onde estão inseridos”, acrescentou. 

Segundo Ediney Magalhaes, o reconhecimento do trabalho é resultado da dedicação de toda a equipe que trabalha no Setor de Apicultura da Ceplac (Paulina Sicupira, Rita Lavinsk e João Ricardo)”.

No dia 25 de fevereiro do ano que vem o projeto será apresentado no MAPA, em Brasília, para o ministro da Agricultura, dirigentes das instituições envolvidas, autoridades e convidados,  quando a Ceplac e demais organizações/empresas receberão “menção honrosa”. O case do projeto, será divulgado no site do MAPA e ainda apresentado na Publicação "Sustainable Management In Agriculture" em português, espanhol e inglês.

Na opinião do chefe do Centro de Pesquisas da Ceplac, Adonias de Castro Virgens, “a escolha do projeto da Ceplac consagrou o mérito da equipe da apicultura, que vem conduzindo uma atividade focada na missão institucional da Ceplac e no desafio de gerar trabalho e renda de maneira sustentável para homens e mulheres que se dedicam ao campo”.

“O que conheço deste trabalho e o que assisti na fase preparatória da sua apresentação não me deixam dúvida que este projeto, já premiado pela FAO, tem condições  de representar a nossa instituição à altura do seu legado, mostrando a todos que a Ceplac continuará sendo capaz de enfrentar grandes desafios”, assegurou Adonias Castro.